A iniciativa é inspirada na filosofia do diretor criativo Alessandro Michele, que, através do serviço DIY (Do It Yourself), incentiva as clientes da marca a expressarem-se, personalizando suas bolsas com bordados ultra coloridos e decorados com detalhes metálicos ou cristais Swarovski.
A escolha de bordados traz motivos de animais e plantas como borboletas, rosas, peônias, corações, abelhas, serpentes, estrelas… São múltiplos os disponíveis. O serviço DIY foi lançado a 25 de maio, na loja Gucci da Via Montenapoleone, em Milão, e, em breve, será estendido a outras lojas da marca em todo o mundo. A Gucci anunciou ainda que, no futuro, seus clientes poderão customizar também peças de roupas e sapatos.
O serviço DIY será estendido inicialmente aos tênis Ace e sapatos Princetown da Gucci, bem como a alguns artigos de roupas para homens e mulheres feitos sob encomenda. Alessandro Michele acredita que as pessoas devem se vestir da maneira que se sentem melhor, tanto homens como as mulheres devem se sentir autênticos e livres com a expressão de si mesmos.
O serviço DIY é uma influência da cultura 'punk', que Michele sempre achou fascinante. A alça superior da Dionysus pode ser de bambu, em vez de corrente, e, além desse recurso, o serviço permite inúmeras variações de cores, materiais e detalhes para os tamanhos grande e médio.
Para modelos simples, os clientes têm uma escolha de quatro couros (crocodilo, avestruz, píton e couro 'lua'), e a paleta de cores inclui 18 tons. As letras monografadas podem ainda ser embelezadas com cristais Swarovski.
Embora o objetivo da iniciativa DIY seja permitir que os clientes se expressem de maneira individual, os materiais, detalhamento e decoração são destinados a evocar a visão de Michele. Essa é uma maneira dos clientes se tornarem criadores junto com o diretor criativo da Gucci.