O Governo quer avançar com a privatização de várias empresas públicas de transportes públicos ainda este ano e fechar o processo até ao final de 2014, garantiu hoje o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.
"A decisão é para tomar algures em 2014 para todas as concessões -- Carris, Metro de Lisboa, Transtejo, STCP, Metro do Porto e linha de Cascais", afirmou o responsável em entrevista à agência Reuters.
Sérgio Monteiro explicou que existem "bastantes interessados" nas concessões, tanto portugueses como internacionais. "Nós estamos muito optimistas sobre o processo", destacou.
O responsável diz que o importante não é a origem dos interessados mas a mais valia do projeto. "É importante que um português seja envolvido, se esse português trouxer valor, nomeadamente para o Estado que concessiona".
"As concessões têm dois objectivos: aprofundar melhorias de eficiência do ponto de vista operacional" e que o "Estado possa ter algum retorno positivo relativamente às concessões que entrega, nomeadamente ao nível de investimento que o Estado hoje não tem capacidade para fazer", explicou.