sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PORTUGAL - NEWS - MORRE JOSÉ ENES

Cavaco envia condolências à família de José Enes
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, endereçou hoje à família do filósofo José Enes, falecido na quinta-feira aos 89 anos, uma mensagem onde expressa as "mais sentidas condolências" pela perda.

LEIA MAIS CLICANDO
AQUI EM BAIXO


"Mestre de várias gerações de estudantes na área das humanidades, José Enes distinguiu-se pela originalidade e profundidade da sua obra filosófica, assim como pelo papel desempenhado na fundação da Universidade dos Açores, de que foi o primeiro reitor", assinala a nota do chefe de Estado, que diz ter recebido a notícia da morte de José Enes com "profundo pesar".

O primeiro reitor da Universidade dos Açores, e um dos seus fundadores, José Enes, morreu na quinta-feira em Lisboa, tendo sido hoje lembrado por diversas personalidades como um dos maiores filósofos portugueses do século XX.

O presidente do Governo dos Açores também já manifestou o seu “profundo pesar” pelo falecimento de José Enes, destacando, numa mensagem à família, que durante a sua “extensa e brilhante” carreira académica, bem como através do seu percurso cívico, tornou-se uma “figura incontornável” na criação e desenvolvimento do ensino superior nos Açores.

“Defendendo sempre com vigor e frontalidade as suas convicções, habituou-nos também a uma intensa atividade em prol de uma sociedade mais esclarecida e de uma democracia mais participada e consequente”, afirma Vasco Cordeiro.

Natural das Lajes do Pico, José Enes, que faleceu com 89 anos, é considerado pelo escritor Miguel Real, na revista Nova Guia - Revista de Cultura para o Século XXI, o “mais importante pensador” açoriano depois de Antero de Quental e de Teófilo Braga e um dos “mais importantes filósofos portugueses” do século XX.

José Enes, com formação em escolástica tomista pela Universidade Gregoriana de Roma (1945-1950 e 1964-1966), foi professor da Universidade Católica entre 1968 e 1973.

A partir de 1976, foi professor e primeiro reitor da Universidade dos Açores, jubilando-se como vice-reitor da Universidade Aberta (1992-1994).

José Enes foi agraciado, em 2007, pela Assembleia Legislativa Regional dos Açores com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento.